terça-feira, 23 de maio de 2017

Destaques individuais Premier League 16/17

  Depois de mais uma temporada espetacular, a Premier League 2016/17 chegou ao fim. Nesse texto reunirei algumas das principais estatísticas e meus destaques individuais.



  Para começar, minha seleção do campeonato:

  

  GOL: De Gea (Manchester United): Apesar de ter terminado em sexto, os Red Devils tiveram a segunda melhor defesa do campeonato. Muito disso se deve ao fato de ter um verdadeiro paredão no gol. O espanhol colecionou defesas espetaculares e vai se firmando como um dos melhores do mundo na posição.

  LD: Coleman (Everton): Temporada após temporada, o lateral do Everton é apontado como um dos melhores do campeonato. O irlandês é muito sólido defensivamente e ainda participa do ataque, incluindo 4 gols e 3 assistências.

  ZAG: David Luiz (Chelsea): Jogando como terceiro zagueiro, com mais liberdade que o normal, o brasileiro alcançou sua melhor fase na carreira. Foi um dos pilares do ótimo sistema defensivo dos Blues.

  ZAG: Alderweireld (Tottenham): Mais difícil que escrever seu nome, é passar por ele. O belga vem evoluindo como jogador a cada temporada. É um dos zagueiros mais seguros da liga.

  LE: Azpilicueta (Chelsea): Lateral esquerdo de origem, o destro Azpilicueta atuou como zagueiro pela direita no esquema de 3 defensores de Antonio Conte. Além de se destacar muito defensivamente e ter atuado em TODOS os minutos da competição, o jogador foi o que acertou mais passes no campeonato e o segundo que mais tocou na bola.

  VOL: Kanté (Chelsea): Eleito melhor do campeonato pela federação inglesa e pelos torcedores, o volante dispensa comentários. O francês não só desarma o tempo todo, como em todos lugares do campo. Com a bola nos pés não fica atrás, sempre com muita qualidade. O jogador obteve o feito espetacular de ganhar o campeonato mais difícil mundo duas vezes seguidas por dois times diferentes: Leicester e agora o Chelsea.

  MC: Ander Herrera (Manchester United): Jogando ao lado de Pogba, o espanhol conseguiu ser o maior destaque do meio-campo do United. Pouco valorizado, o jogador tem ótimo rendimento defensivo e ofensivo. Desarmou 84 vezes no campeonato, teve média de 67 passes por jogo (com 87% de aproveitamento), fez 1 gol e deu 6 assistências.

  MEI: Dele Alli (Tottenham): O jovem dos Spurs é outro que vem impressionando cada vez mais. Muito versátil, podendo atuar pelo lado e como meia tanto mais recuado quanto mais adiantado. Esse ano se destacou também pelo faro artilheiro, foram 18 gols, além de 7 assistências.

  MD: Hazard (Chelsea): O belga não tem números tão expressivos quanto de outros jogadores de frente, mas não deixa de ter sido um dos craques do campeonato. Puxando os contra-ataques dos Blues, foi importantíssimo para sempre quebrar a defesa adversária.


  ME: Sánchez (Arsenal): Em uma temporada fraca do time do Arsenal, o chileno carregou o time nas costas. Chamou a responsabilidade em todos os jogos, acumulando incríveis 24 gols e 10 assistências.

  ATA: Harry Kane (Tottenham): Mesmo ficando 2 meses fora por lesão, o atacante ainda terminou como artilheiro do campeonato. O incrível número de 1,2 participações diretas em gol/90 minutos mostra a qualidade absurda desse centroavante.
  

  E a seleção reserva:


  GOL: Courtois (Chelsea): Entre muitos goleiros de qualidade, como Lloris e Cech, tive dificuldade para escolher o segundo melhor da posição. Apesar de menos exigido do que outros, o belga foi bem demais quando necessário e provou por que é disputado por todos os gigantes europeus.

  LD: Walker (Tottenham): Walker sempre se destacou pela força ofensiva, principalmente na velocidade e na capacidade de cruzamento, as 5 assistências mostram que manteve isso. Mas esse ano também evoluiu muito como defensor, fazendo parte da defesa menos vazada do campeonato e contribuindo com 72 desarmes ao longo da competição.

  ZAG: Cahill (Chelsea): O zagueiro dos Blues já se mostra muito seguro e regular há algumas temporadas. Talvez não tenha tido o mesmo destaque dos dois companheiros de zaga, mas foi tão importante quanto. 

  ZAG: Vertonghen (Tottenham): Também foi uma decisão muito difícil deixar esse jogador fora da seleção titular. O belga fez um campeonato maravilhoso e formou uma baita dupla de zaga com o compatriota Alderweireld.

  LE: Rose (Tottenham): O lateral esquerdo só jogou metade da temporada, devido a uma lesão que o tirou da parte final. Mesmo assim, foi importantíssimo durante esse período, sendo muito elogiado pela imprensa inglesa, principalmente por conta da evolução, já que anteriormente não era unanimidade.

  VOL: Gueye (Everton): Craig Shakespeare, técnico do Leicester, apontou o jogador como o mais parecido com Kanté, e está correto. As características são as mesmas: fantástico nos roubos de bola e aparecendo muito bem na frente. O senegalês, inclusive, foi quem mais desarmou na temporada, superando os números também impressionantes do francês.

  MEI: Eriksen (Tottenham): Meia clássico, o dinamarquês tem ótima visão de jogo e é imprescindível para a dinâmica do time do Tottenham. Os 8 gols e 15 assistências mostram bem a qualidade do jogador.

  MEI: De Bruyne (Manchester City): Principal jogador do City, o meia atuou em diferentes funções, mas sempre com a mesma qualidade. As 18 assistências são uma marca muito expressiva, algumas delas maravilhosas. 

  MD: Mané (Liverpool): O senegalês vinha fazendo temporada espetacular, a melhor da carreira disparada. Depois do principal jogador do time, Coutinho, se machucar, teve que assumir a responsabilidade e fez bonito. Os 13 gols e as 5 assistências provam que o alto investimento dos Reds na sua contratação valeu a pena.

  ME: Coutinho (Liverpool): O pequeno mágico começou a temporada voando. Na metade, porém, sofreu uma lesão que o tirou dos gramados por um bom tempo. Logo depois de voltar, teve um pouco de dificuldade e não aguentava jogar uma partida completa. No final, voltou a crescer muito de produção e, na ausência de Mané, carregou o time nas costas em alguns momentos. Continuou marcando muitos golaços, sendo essa sua temporada mais artilheira, com 13 gols. Além dos gols, deu 7 assistências. Foi o principal nome da classificação da equipe para a Champions, a grande questão é se ficará para a próxima temporada ou irá para o Barcelona.

  ATA: Lukaku (Everton): O Everton fez uma temporada muito boa, terminando na 7ª colocação, e grande parte disso deve-se ao seu centroavante. O belga fez 25 gols, vice-artilheiro da competição, e chamou a responsabilidade nos momentos mais difíceis. 


Minhas premiações:

  Melhor jogador: Kanté (Chelsea)
  
  Melhor técnico: Antonio Conte (Chelsea)

  Gols mais bonitos:















  Artilheiros:

  1º lugar: Harry Kane (Tottenham)- 29 gols
  2º lugar: Lukaku (Everton)- 25 gols
  3º lugar: Sánchez (Arsenal)- 24 gols
  4º lugar: Agüero (Manchester City)- 20 gols
  4º lugar: Diego Costa (Chelsea)- 20 gols

  Garçons: 

  1º lugar: De Bruyne (Manchester City)- 18 assistências
  2º lugar: Eriksen (Tottenham)- 15 assistências
  3º lugar: Sigurdsson (Swansea)- 13 assistências
  4º lugar: Fàbregas (Chelsea)- 12 assistências
  5º lugar: Sánchez (Arsenal)- 10 assistências

  Luva de ouro (mais jogos sem sofrer gol):

  1º lugar: Courtois (Chelsea)- 16 jogos
  2º lugar: Lloris (Tottenham)- 15 jogos
  3º lugar: De Gea (Manchester United)- 14 jogos
  3º lugar: Fraser Foster (Southampton)- 14 jogos
  5º lugar: Cech (Arsenal)- 12 jogos
  
   Ladrão de bolas:

  1º lugar: Gueye (Everton)- 135 desarmes
  2º lugar: Kanté (Chelsea)- 127 desarmes
  3º lugar: Oriol Romeu (Southampton)- 117 desarmes
  4º lugar: Erik Pieters (Stoke City)- 106 desarmes
  5º lugar: Lowton (Burnley)- 101 desarmes

  Desarmes recebidos:

  1º lugar: Sánchez (Arsenal)- 128 desarmes recebidos
  1º lugar: Zaha (Crystal Palace)- 128 desarmes recebidos
  3º lugar: Diego Costa (Chelsea)- 120 desarmes recebidos
  4º lugar: Rondón (West Bromwich)- 108 desarmes recebidos
  5º lugar: Ross Barkley (Everton)- 97 desarmes recebidos

  Mais participações diretas em gol (gol ou assitência)/90 minutos:

  1º lugar: Harry Kane (Tottenham)- 1,281par/90mins
  2º lugar: Fàbregas (Chelsea)- 1,152par/90mins
  3º lugar: Sánchez (Arsenal)- 0,949par/90mins
  4º lugar: Son Heung Min (Tottenham)- 0,869par/90mins
  5º lugar: Agüero (Manchester City)- 0,861par/90mins
  6º lugar: Lukaku (Everton)- 0,854par/90mins
  7º lugar: Ibrahimovic (Manchester United)- 0,814par/90mins
  8º lugar: Phlippe Coutinho (Liverpool)- 0,803par/90mins
  9º lugar: Diego Costa (Chelsea)- 0,787par/90mins
  10º lugar: Pedro (Chelsea)- 0,776par/90mins

  *Só foram colocados jogadores com pelo menos 1200 miutos
  



Pedro Werneck Brandão

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário